/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/p/AEkS3PQKOC5qGpwNbGVQ/whatsapp-image-2025-04-06-at-10.35.03.jpeg)
Reconhecimento permite que municípios atingidos por chuvas intensas possam solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil nas áreas atingidas pelos temporais.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, de forma sumária, neste domingo (6), a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, devido às chuvas intensas que atingem a região desde sexta-feira (4).
Chuvas causam estragos e deixam mais de 300 desalojados
Em Angra dos Reis, no litoral fluminense, a forte chuva fez centenas de pessoas deixarem suas casas. Segundo a última atualização, mais de 300 pessoas estavam desalojadas no município.
Na região serrana, o cenário também é preocupante. As chuvas causaram a interdição total da BR-116 (Rio-Teresópolis) e a interdição parcial da BR-040, no km 87, sentido Rio de Janeiro. Em Petrópolis, houve queda de barreiras, afetando residências, que foram interditadas pela Defesa Civil.
Ações emergenciais e apoio federal
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras já estão autorizadas a solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Entre os itens que podem ser solicitados estão:
- Cestas básicas
- Água mineral
- Refeições para trabalhadores e voluntários
- Kits de limpeza residencial
- Itens de higiene pessoal
- Kits de dormitório
As portarias oficiais com o reconhecimento foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União e assinadas pelo secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff Rodrigues





